sábado, 24 de novembro de 2012

Entenda oque o dia do "LIXO" na dieta



O Dia do lixo

Como todo dia tem novas futuras saradas criando seus blogs, resolvi postar sobre o "dia do lixo" um assunto que, inclusive eu, não entendia muito bem. Existem na rede vários tópicos sobre o dia do lixo. Alguns concordam outros não querem nem ouvir falar. Mas o que realmente o dia do lixo pode fazer por você? Hoje em dia o ato de comer se tornou banal. As pessoas estão engordando na velocidade da luz... Pra comprovar isso, dá uma olhadinha na praça de alimentação do Shopping, dá uma olhadinha nas filas do Mc Donald's, Bob's, Burger King, Habib’s, e me diz quantas pessoas estão prestes a se entupir de comidas gordurosas. Dizem que fast-food é uma opção rápida pra quem tem a vida agitada das cidades grandes... cá pra mim é rápida pra se tornar o novo obeso do pedaço! Mas devo admitir que comer é, acima de tudo, uma atividade prazerosa.


Então como você pode acelerar seu metabolismo continuando a cortar calorias para perder peso?
Felizmente, existe uma artifício para burlar a tendência do nosso organismo para se acostumar mesmo a uma dieta rígida: o famoso dia do lixo.
O dia do lixo é um dia da semana, que você come muito mais do que os outros 6 dias da dieta.
Mas porque devemos tirar um dia da semana pra comer muito mais do que a dieta? Pra tapear o organismo, ingerindo calorias a mais (esse truque se torna ainda mais eficiente se estivermos fazendo uma dieta pra definição), pois as calorias a mais, irão acelerar o metabolismo. Com o metabolismo acelerado, no dia seguinte ao dia do lixo, nosso organismo irá consumir/utilizar mais calorias com uma oferta de nutrientes menor. O resultado disso: mais gordura será utilizada nos dias que seguem o dia da comilança. Você ficará mais sequinha e mais definida, mesmo comendo mais no dia anterior. Incrível, né?
Outro ponto que causa bastante polêmica: no dia do lixo, mesmo inconscientemente, não consumimos muita proteína e acabamos oferecendo mais carboidratos e gorduras. Está errado? Não. Esse processo faz com que as enzimas que digerem as proteínas “desacelerem”, criando um processo de supercompensação tão logo a demanda desse nutriente aumente. Mas isso não vai gerar o tão temido catabolismo?  A resposta é não. Isso porque os aminoácidos armazenados, no fígado e na corrente sanguínea, que você metodicamente ingeriu durante os dias de dieta rígida, serão suficientes para promover a manutenção protéica nesse período de pouca oferta.
Alguns encaram o dia do lixo como um pecado, algo que irá atrapalhar sua vida, sua dieta, seu treino. Na verdade, o dia do lixo é muito mais que isso. É um artifício comprovado da eficiência do choque de calorias. Não fique com receio de utilizar essa prática em benefício próprio. O dia do lixo é seu amigo e não o seu inimigo. Tenha isso em mente e continue com ganhos, deixando o tão temido platô bem longe da sua vida.