quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Relatos e respostas que me fazem sobre RA confiram :

Bom diaaaa meninas , elaborei algumas perguntas e respostas pois no dia dia muitas de vocês tem dúvidas e me perguntam e com isso vamos sanar a dúvidas e mais meninas que as vezes ficam com tais dúvidas e não as esclarece , vejam com atenção preparei com maior carinho a vocês espero que eu possa ajuda-las !!!
Eu com 61kg , 14 quilos eliminados com RA
Hoje vi o filme “Menina de Ouro”, chorei, chorei, chorei…  Muito bom, faz pensar sobre a vida, sobre nossos sonhos e como lutar por eles, recomendo! Esse filme nos faz refletir muito muito muito sobre muitas coisas em nossa vida !!! A hora é agora bora recomeçar a vida muitas vezes nos vemos perdidas sem animo para nada , achamos que não somos capazes e não acreditamos em nosso potencial , hora de se olhar no espelho e nos valorizarmos mais , correr atrás das coisas , busca-las por mais dificil que pareça ser !!!! Nós podemos sim basta querermos !!!!

- QUE CUIDADOS DEVEMOS TER EM RELAÇÃO ÀS GORDURAS?
É fundamental evitar os alimentos gordurosos. Os principais são:
- Margarina (81% de gordura vegetal hidrogenada), manteiga (84% de gordura), maionese (80% de óleo).
- Leite integral (o ideal é fervê-lo e após esfriar tirar a nata que fica por cima).
- Queijos (em excesso) principalmente os amarelos (prefira sempre a ricota ou o queijo tipo minas)
- Conservas (salsichas, apresuntados, etc.)
- Carnes gordas (costela, cupim, lingüiça, mortadela, pele de frango, bacon, torresmo, salame, etc.).
- Frituras (principalmente as que encharcam como batata frita, polenta, mandioca, pasteis, empanados, carnes ou legumes a milanesa, etc.).
- Óleo no arroz, nas saladas, nos refogados, etc.
- POR QUE EVITAR DOCES E MASSAS DURANTE O REGIME?
Porque doces e massas são constituídos por carboidratos (que contém quatro calorias por grama) e consequentemente engordam se comidos em demasia. Também é fato que se comermos pouco não iremos engordar, mas a intenção durante o regime é comer o mínimo possível de calorias para podermos emagrecer. Quanto menos calorias nós ingerirmos, mais gordura o organismo terá que queimar para conseguir a energia que ele necessita.
Durante o regime é importante restringir ao máximo a ingestão de carboidratos, substituindo o açúcar por adoçantes, evitando doces, bolos, chocolate e refrigerantes normais (o diet é permitido).
- QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE EVITAR AS SOBREMESAS?
Evitar sobremesas é muito importante porque normalmente ela representa um excesso de calorias que nós não precisamos ingerir.
Um prato de comida tem em média 1000 calorias. Dois pratos de comida mais o café da manhã normalmente suprem as nossas necessidades calóricas diárias. Beliscos e sobremesas são excessos alimentares que normalmente acabam se transformando em gordura. Alguns tipos de sobremesa (doces, chocolate, etc), podem ter praticamente a mesma quantidade de calorias que um prato de comida.
- PODE-SE COMER MASSAS DURANTE O REGIME?
Pode e deve-se. Deixar de ingerir totalmente as massas não é uma boa política, pois isto acaba provocando fraqueza, tontura, hipoglicemia, etc. Nosso organismo precisa de uma certa quantidade de carboidratos diariamente (pão, arroz, batata, etc), só devemos ter o cuidado de não exagerar na quantidade. Quanto menos carboidratos nós comermos mais gordura o corpo terá que queimar.
- QUAL A IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS DURANTE O REGIME?
Os exercícios, de modo geral, são bons para a saúde e deveriam ser praticados durante toda a vida. Hoje há um consenso de que, o que leva à obesidade não é só uma alimentação desbalanceada, mas principalmente a vida sedentária que vivemos. A pessoa mais magra e mais saudável normalmente não é a que come menos e sim a mais ativa.
Fazer exercícios aumenta o metabolismo e faz o corpo queimar mais calorias, não só durante o exercício, mas também no decorrer do dia. Antigamente as pessoas comiam mais, os alimentos eram muito gordurosos e, no entanto, elas não engordavam tanto. Porque? Porque a vida não era tão fácil. Hoje a ciência e a tecnologia nos trazem muitas facilidades como o carro, o fogão a gás, o telefone, o computador, o controle remoto, etc. Basta você sentar que tudo está à sua mão. Isto leva ao sedentarismo, a pouca atividade física e consequentemente ao ganho de peso.
- QUAIS OS MELHORES EXERCÍCIOS PARA EMAGRECER?
Os melhores exercícios para a queima de calorias são os chamados aeróbicos (exercícios que ativam a respiração). Entre eles a caminhada rápida, a bicicleta ergométrica, o step, a natação, a hidroginástica, subir escadas, pular corda, etc. Porém é preciso um cuidado especial com certos exercícios como a corrida e o pular cordas, por exemplo, pois estes provocam atrito nas articulações (principalmente os joelhos) e são contraindicados para pessoas com problemas articulares ou muito obesas.
- QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE MASTIGAR BEM OS ALIMENTOS?
Antes de responder a essa pergunta vamos entender como funcionam as sensações de fome e saciedade em nosso organismo. Ao perceber a falta de nutrientes no sangue, uma região do nosso cérebro chamada centro da fome manda ¿sinais¿ para o corpo de que é necessário comer (sensação de fome). Quando nós comemos, um outro centro cerebral (chamado centro da saciedade) detecta a presença destes nutrientes no sangue e emite ao corpo sinais de que já estamos alimentados (cessa-se então a sensação de fome).
Pois bem. Mastigar adequadamente os alimentos é importante porque:
- O alimento, quando bem triturado através da mastigação, é mais facilmente digerido (a digestão começa na boca) e passa mais rapidamente para a corrente circulatória.
- Nosso cérebro demora pelo menos 15 minutos para perceber no sangue a presença dos alimentos que ingerimos. Isto significa que, quando alguém come rápido e sem mastigar bem os alimentos, o cérebro não tem tempo de perceber que ele já comeu o suficiente e continua mandando sinais de fome para o organismo. Às vezes acontece que, mesmo após um grande prato de comida ingerido rapidamente você pode ainda estar sentindo fome.
Por isso, mastigar bastante (20 vezes cada bocado), e comer devagar, faz com que a pessoa fique saciada até mesmo antes de terminar de comer. Também é importante nunca repetir um prato de comida, mesmo se aparentemente você ainda estiver com fome. É só esperar um pouquinho e a fome passa
- QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE BEBER BASTANTE ÁGUA?
A água alimenta e não engorda, porém os líquidos (mesmo a água) devem ser ingeridos longe das refeições. O estômago precisa de muita acidez para a digestão das proteínas. Tomar líquido às refeições dilui o suco gástrico, prejudicando a digestão. Beba muito líquido (água e sucos naturais) até uma hora antes e recomece a tomá-lo duas horas após as refeições.
- É VÁLIDO FAZER O REGIME SÓ DURANTE A SEMANA?
Não. Este é um erro que muita gente acaba cometendo. Não existe regime de segunda a sexta feira. Não adianta se matar de fome durante a semana e nos finais de semana comer exageradamente. Neste caso, todo o esforço da semana pode ser em vão. Habitue-se a comer de forma saudável (com poucas calorias) e mantenha-se sempre neste patamar. Mesmo nos finais de semana, procure comer a parte magra do assado e muita salada, evitando as massas e as sobremesas.
- EXISTE ALGUM INCONVENIENTE EM EMAGRECER RAPIDAMENTE?
Existem vários. Para se perder 7 a 8 kg em um mês uma pessoa tem que ficar literalmente sem comer. Acontece que ninguém aguenta este regime de restrição total durante muito tempo e acaba abandonando o regime. Além do mais, estes regimes drásticos normalmente levam a pessoa à desnutrição, fraqueza, tontura, anemia, além é claro, da flacidez.
- POR QUE O REGIME LENTO É O IDEAL?
Porque para se fazer regime o importante é comer de maneira correta, mas não ficar sem comer. Deve-se comer menos calorias, mas não devemos ficar sem ingerir as vitaminas, minerais e proteínas que o corpo necessita. Emagrecendo de forma lenta (sem passar fome) você consegue manter o regime por um tempo mais prolongado e evita a flacidez (pois esta é resultado do emagrecimento rápido).
Lembre-se: para perder peso não é necessário se perder a saúde
- QUANTOS QUILOS DEVEMOS PERDER EM UM MÊS?
No geral a meta é de 2kg por mês (meio quilo por semana). Esta meta é facilmente atingida se a pessoa fizer o regime de forma correta (evitando as gorduras e os açúcares, diminuindo a quantidade de massa ingerida e fazendo algum exercício para queimar mais calorias). Neste ritmo a pessoa não sente fraqueza e não agride o seu organismo. É muito mais importante conseguir manter o regime por um tempo prolongado que emagrecer rapidamente e voltar a engordar. Existem casos, no entanto, quando a pessoa é muito obesa, que a perda de peso pode ser mais acentuada, pois existe muita gordura para se queimar.
POR QUE A PARTIR DO 2º OU 3º MÊS A PERDA DE PESO FICA MAIS DIFICIL?
Porque o organismo utiliza um mecanismo de defesa que é diminuir o metabolismo (queimando menos calorias) quando percebe que está havendo uma perda rápida das suas reservas de energia (gorduras). Podemos fazer uma analogia com uma pessoa que, após perder o emprego, por exemplo, começasse a gastar toda a sua poupança. Ao perceber que em pouco tempo suas reservas acabariam, esta pessoa passa então a economizar dinheiro. Da mesma forma o organismo ¿economiza¿ calorias quando percebe que o emagrecimento é rápido. Isto dificulta a perda de peso após alguns meses, mesmo se mantendo o regime inicial. No entanto, com o emagrecimento lento e gradual, o organismo não irá alterar o metabolismo e a perda de peso pode ser mais efetiva.
- PORQUE AS DIETAS NORMALMENTE NÃO FUNCIONAM EM LONGO PRAZO?
Já foi comprovado estatisticamente que 90% das pessoas que emagrecem voltam a engordar após alguns meses. Porque isto acontece? Para se perder e manter o peso é importante uma mudança completa no estilo de vida, através da adoção de uma dieta balanceada, práticas esportivas ou simplesmente tornar a vida mais ativa. Perder peso não é como tratar uma pneumonia. Nesta você toma um antibiótico e fica curado. A perda e a manutenção de peso requer muito mais, ela requer mudanças profundas na vida de uma pessoa. Não adianta fazer um regime rigoroso e após este período voltar aos mesmos e errados hábitos alimentares e à vida sedentária que se tinha anteriormente. Muitas vezes a solução envolve atitudes tais como trabalhar fora, sair mais de casa, praticar esportes ou qualquer outra atividade (mesmo dança), arrumar novos estímulos, valorizar-se, gostar e cuidar de si. Faça isso e você será mais magra e feliz.
- DEVEMOS USAR REMÉDIOS PARA EMAGRECER?
Esta é uma questão bastante controversa. No geral os remédios para emagrecer não funcionam a longo prazo e, dependendo do remédio, pode trazer mais malefícios que benefícios. Existem duas classes de medicamentos para emagrecer: Os medicamentos químicos (normalmente moderadores de apetite) e os naturais.
- COMO FUNCIONAM OS MODERADORES QUÍMICOS DE APETITE?
Estes medicamentos atuam quimicamente no cérebro, inibindo o centro da fome. Seu resultado em curto prazo é inquestionável, pois tirando o apetite, a pessoa deixa de ingerir calorias e perde peso (exceto as pessoas que tem o metabolismo baixo e que mesmo comendo pouco não conseguem emagrecer). Sua principal desvantagem é que, ao parar de usar o medicamento a fome volta redobrada e a pessoa volta a engordar (normalmente mais do que emagreceu).
Outro inconveniente seria os efeitos colaterais que estas drogas normalmente provocam (insônia, agitação, nervosismo, etc). Além do mais, a restrição alimentar severa provocada pela droga pode provocar fraqueza, tontura e até desnutrição.
Outro perigo é que estas drogas com o tempo passam a fazer menos efeito, forçando a pessoa a ingerir doses cada vez mais fortes e provocando o risco da dependência.
- COMO FUNCIONAM OS REMÉDIOS NATURAIS PARA EMAGRECIMENTO?
Existem duas classes de produtos naturais que são utilizados para este fim: Os suplementos alimentares e os auxiliares de emagrecimento.
- Suplementos alimentares: São produtos naturais, ricos em substâncias nutritivas como vitaminas, proteínas e minerais, porém pobres em calorias. Normalmente são utilizados para substituir uma ou mais refeições por dia. Após a ingestão de um destes suplementos alimentares a pessoa pode ainda comer uma salada para complementar a necessidade de sal.
- Produtos naturais auxiliares do emagrecimento: Estes produtos normalmente são fitoterápicos (isto é, produtos à base de plantas), que podem ser usados na forma de chás ou cápsulas. Eles atuam normalmente como moderadores naturais de apetite, diuréticos, digestivos, laxativos, etc.
É importante salientar que estes produtos naturais sozinhos não fazem a pessoa emagrecer. Os produtos verdadeiramente naturais não contem anfetaminas (moderadores de apetite) ou hormônios, por isso são apenas “auxiliares” durante o regime alimentar. Eles ajudam na desintoxicação do organismo atuando como diuréticos, laxativos, colagogos (estimulantes do fígado e da digestão), etc.
Boa semana pra todas (os)

Quarta dia de atividade física

Exercícios aerobicos para fazer em casa:


Alguns exercícios simples podem ser feitos em casa. Se praticados de maneira regular, com muita disciplina e força de vontade, podem lhe render ótimos resultados. Portanto, fique ligado nas dicas de atividades físicas a seguir, pois elas são perfeitas para quem não tem tempo e quer se exercitar em casa.
Para começar, faça um alongamento e aquecimento. Lembrando que esses exercícios devem ser realizados antes de qualquer atividade. Assim, todos os músculos do corpo vão estar preparados para começarem a trabalhar. Mantenha a postura ereta e a respiração suave. Cada membro deve ser puxado por 15 segundos, aproximadamente.

Os exercícios iniciais feitos em casa podem ser para braços e peitoral. Com a barriga para baixo e as mãos no chão, alinhadas aos ombros, faça a flexão. Os pés devem ser mantidos no solo e, assim, com a força dos músculos do braço, erga seu corpo até que ele fique em linha reta.
Agora, deite-se no chão com a barriga para baixo. Os braços permanecem ao lado do corpo, retos. Erga a cabeça lentamente, o máximo que puder. A barriga e o tronco devem estar encostados no chão. Faça várias séries de 5 segundos. Isso será o bastante para que os músculos das costas fiquem fortalecidos.
Simples saltos são o começo para pernas  torneadas. Essa atividade é prática e garantem bom condicionamento e resistência física. Então, basta elevar o corpo quando saltar, para cima e para baixo.
Para glúteos e coxas, pratique o agachamento. Fique em pé e deixe seus braços retos e bem esticados. Em seguida, dobre os joelhos deixando as coxas paralelas ao chão. Fique com a postura reta e os músculos contraídos. Conte 15 segundos e repita 4 séries de mesmo tempo.
Os famosos abdominais garantem uma barriga seca e durinha! Portanto, deite-se encostando cabeça, pés e costas no solo. Os joelhos, dobrados. O movimento é de elevar-se até os joelhos com os braços cruzados no peito. Se esforce para contrair apenas o abdômen.
Enfim, não se esqueça de sempre alongar-se para não obter danos musculares. Hidratar-se também é fundamental. Beba muita água. Tenha uma alimentação controlada. Coma sempre frutas e nutrientes essenciais á vida. Se vista adequadamente para melhor flexibilidade.
Boa malhação!