quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A importância de comer de 3 em 3h













Fracione as refeições

Três é pouco, quatro é bom, cinco é melhor ainda. Intercalar as principais refeições com pequenos lanches equilibra os níveis de insulina, hormônio que tem tudo a ver com açúcar

Espere aí! Aumentar o número de refeições não significa se entupir de comida o dia inteiro. Os lanches devem ser balanceados e as porções pequenas. "Evitar jejuns prolongados é uma medida que poupa o pâncreas", diz a nutricionista Gisele Goveia, da Preventa Consultoria em Saúde, que fica em São Paulo.

Quando a barriga fica muito tempo vazia, a tendência é o exagero à mesa. Então, conforme chega aquele monte de comida, aumentam os níveis de glicose no sangue. Para botar todo esse açúcar nas células se faz necessário um caminhão de insulina. E quem é que produz todo esse hormônio? O pobre pâncreas.

Mas, se o organismo for suprido de forma fracionada, a glicose vai cair devagar na circulação e será absorvida na medida certa, sem sobrecarregar a glândula de serviço. E isso é ótimo porque a fadiga do pâncreas favorece o diabete.


Cardápios balanceados
A dica dos especialistas é não passar mais de três horas sem comer. Os lanches têm que ser balanceados e nutritivos. Eis um bom exemplo: 1 fatia de pão de aveia + 2 colheres de queijo cottage + 1 pera.